domingo, 22 de abril de 2012

Por que a panturrilha é nosso segundo coração?

Muitas pessoas não sabem mas a panturrilha é também nosso “segundo coração” porque desempenha importante função como bomba muscular do retorno venoso, ou seja, é graças a este conjunto de músculos que o sangue ganha uma maior pressão para retornar ao coração. Cerca de 100ml de sangue por minuto é devolvido da panturrilha ao coração.

A panturrilha é uma proeminência muscular, situada na face póstero-superior da perna, formada principalmente pelos músculos gastrocnêmio e sóleo, também conhecidos como tríceps sural e precisa ser trabalhada e fortalecida para que realize sua função de bombear o sangue de volta ao coração de forma eficaz e rápida, favorecendo uma boa circulação; má circulação ou inchaço podem também ser sinais de panturrilha fraca, pois tal situação normalmente representa dificuldade do sangue em voltar ao coração para suprir nossa demanda de nutrientes necessários ao longo do dia.

E mais: dor na perna pode ser problema no coração também pois um menor retorno venoso estimula um maior esforço do coração para manter o débito cardíaco (o volume de sangue ejetado do coração para o corpo por minuto) sobrecarregando este órgão o que a longo prazo pode levar a diversas doenças cardiovasculares.

Além disso, a panturrilha é um dos músculos responsáveis pela postura e equilíbrio ortoestático, ou seja, a musculatura da panturrilha, assim como outros músculos das pernas, estão em constante contração isométrica (estática), para estabilizar os joelhos e permitir que você fique em apoio bipodal (dos dois pés) ou unipodal (de um só pé).

Então fortalecer a panturrilha é muito mais do que uma preocupação estética, é primordial para a saúde. É importante que promova estímulos aeróbios, como caminhada/corrida, subida e descida em degraus,etc, bem como estímulos anaeróbios como exercícios resistidos (de musculação) localizados com sobrecarga; o primeiro gera adaptações como maior resistência aeróbia e o segundo maior força e resistência muscular localizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário